Depois das palavras incendiárias de Jorge Pedreira, aumenta o número de escolas que aprovam moções a suspender o processo de avaliação burocrática. Quando ele abre a boca, é incêndio certo. A aprovação de moções vai continuar em crescendo até ao dia 19 de Janeiro. A minha sugestão vai no sentido de os colegas não assinarem declarações individuais. As tomadas de posição de recusa do processo de avaliação devem ser colectivas. O Governo, com a ajuda de alguns comentadores e falsos jornalistas, está a querer intimidar os professores. O objectivo é pôr fim ao formidável movimento de resistência interna. Não se deixem isolar! À medida que o dia 19 se aproxima a chantagem e a intimidação crescerão. A resposta será dada dia 19: a maior greve nacional de sempre! Publicada por Ramiro Marques
TODOS OS PROFESSORES DEVEM SEGUIR O EXEMPLO DE COERÊNCIA E CORAGEM DADO PELOS COLEGAS DA ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA D. MARIA, DE COIMBRA
Caros amigos:
Tenho o prazer de comunicar uma importante notícia de ÚLTIMA HORA.
Na E.S. Infanta D. Maria, em Coimbra, os professores aprovaram por esmagadora maioria, 1 voto contra e 2 abstenções no universo dos professores, uma moção em que decidiram manter suspenso o processo de avaliação. Confirmaram, pois, as decisões tomadas em Outubro, no mesmo sentido. A reunião decorreu hoje dia 6 de Janeiro às 18h e 30m.
Depois de uma proveitosa troca de opiniões chegou-se a um consenso que culminou com a aprovação da moção.
Aí está um excelente exemplo a seguir pelos colegas das outras Escolas. É possível manter a unidade e resistir a todas as pressões e chantagens vindas do Ministério. Vamos a isso, com coragem. Vamos ser coerentes com todas as posições tomadas até aqui e pôr os interesses da classe acima dos interesses individuais.
O exemplo da Infanta D. Maria aí está.
Vide desenvolvimento da notícia em http://www.profblog.org/2009/01/99-dos-professores-da-escola-secundria.html
MOÇÃO
Os professores da Escola Secundária Infanta D. Maria suspenderam, por unanimidade, a sua participação em todos os procedimentos relacionados com a aplicação do Dec. Lei 2/2008, tal como sucedeu em mais de 450 Escolas ou Agrupamentos de Escolas.
Tenho o prazer de comunicar uma importante notícia de ÚLTIMA HORA.
Na E.S. Infanta D. Maria, em Coimbra, os professores aprovaram por esmagadora maioria, 1 voto contra e 2 abstenções no universo dos professores, uma moção em que decidiram manter suspenso o processo de avaliação. Confirmaram, pois, as decisões tomadas em Outubro, no mesmo sentido. A reunião decorreu hoje dia 6 de Janeiro às 18h e 30m.
Depois de uma proveitosa troca de opiniões chegou-se a um consenso que culminou com a aprovação da moção.
Aí está um excelente exemplo a seguir pelos colegas das outras Escolas. É possível manter a unidade e resistir a todas as pressões e chantagens vindas do Ministério. Vamos a isso, com coragem. Vamos ser coerentes com todas as posições tomadas até aqui e pôr os interesses da classe acima dos interesses individuais.
O exemplo da Infanta D. Maria aí está.
Vide desenvolvimento da notícia em http://www.profblog.org/2009/01/99-dos-professores-da-escola-secundria.html
MOÇÃO
Os professores da Escola Secundária Infanta D. Maria suspenderam, por unanimidade, a sua participação em todos os procedimentos relacionados com a aplicação do Dec. Lei 2/2008, tal como sucedeu em mais de 450 Escolas ou Agrupamentos de Escolas.
A necessidade sentida pelo Governo, na sequência das enormes manifestações de descontentamento levadas a cabo pela quase totalidade da classe docente, de alterações sucessivas do Modelo de Avaliação, mais não é que um reconhecimento inequívoco da sua inadequação pedagógica e da inaplicabilidade do Modelo.
As alterações pontuais que foram introduzidas não alteraram a filosofia e os princípios que lhe estão subjacentes. Apesar de designado por Modelo de Avaliação, não o é efectivamente. Não tem cariz formativo, não promove a melhoria das práticas, centrado que está na seriação dos professores para efeitos de gestão de carreira.
As alterações produzidas pelo Governo mantêm o essencial do Modelo, nomeadamente, alguns dos aspectos mais contestados como a existência de quotas para Excelente e Muito Bom, desvirtuando assim qualquer perspectiva dos docentes verem reconhecidos os seus efectivos méritos, conhecimentos, capacidades e investimento na Carreira.
Outras alterações como as que têm a ver com as classificações dos alunos e abandono escolar, são meramente conjunturais, tendo sido afirmado que esses aspectos seriam posteriormente retomados para efeitos de avaliação.
A implementação do Modelo de Avaliação imposto pelo Governo significa a aceitação tácita do ECD, que promove a divisão artificial da carreira em categorias e que a esmagadora maioria dos docentes contesta.
Tendo em consideração o que foi referido anteriormente, os professores da Escola Secundária Infanta D. Maria, coerentes com todas as tomadas de posição que têm assumido ao longo deste processo, reafirmam a sua vontade em manter a suspensão do mesmo.
Apelam ainda a que aconteça o mais rapidamente possível um processo sério de revisão do ECD, eliminando a divisão da carreira em categorias, e que se substitua o actual Modelo de Avaliação por um Modelo consensual e pacífico, que se revele exequível, justo e transparente, visando a melhoria do serviço educativo público, a dignificação do trabalho docente, promovendo assim uma Escola Pública de qualidade.
Coimbra, 6 de Janeiro de 2009
MAIS UM EXEMPLO A SEGUIR
Os professores da Escola Secundária Pedro Alexandrino, na Póvoa de Santo Adrião, reunidos em Assembleia Geral, decidiram continuar o processo de oposição ao modelo de avaliação que, embora "simplex", não passa de transitório e continua, na sua essência, a ser o mesmo, apresentando novos problemas de operacionalização.
Por unanimidade dos presentes, os professores decidiram não entregar os objectivos individuais.
E vai mais uma. As ameaças do Pedreira não intimidam os docentes da Escola Secundária D. Sancho I, Famalicão
Agrupamento de Santo Onofre, Caldas da Rainha, decidiu hoje não aplicar o modelo de avaliação de desempenho
Agrupamento de Escolas de Arga e Lima (22 dez) Escola Secundária 3 de Barcelinhos (19 dez) Agrupamento de escolas de S. Bruno (9 dez) Escola Santa Maria Maior (Viana do Castelo) 18 dez Escola E. B. 2,3 Professor Napoleão S. Marques, Trofa, 18 dez Escola Secundária Alcaides de Faria (Barcelos) 18 dez Escola Secundária Poeta António Aleixo (Portimão) 10 dez
Agrupamento de Santo Onofre, Caldas da Rainha, decidiu hoje não aplicar o modelo de avaliação de desempenho
A MARCHA DA NOVA SUSPENSÃO JÁ COMEÇOU (link no título)
Caros colegas!
Na qualidade de representante do agrupamento de escolas Prof. João de Meira Guimarães- , é com orgulho que vos informo, que hoje, 17 de Dezembro, na reunião geral de professores, dando seguimento ao Encontro Nacional de Escolas em Luta - Leiria e ao 2.º Plenário Distrital de Braga, foi proposto e aprovada nova suspensão do processo de avaliação e recusa de entrega de Objectivos Individuais!
Na qualidade de representante do agrupamento de escolas Prof. João de Meira Guimarães- , é com orgulho que vos informo, que hoje, 17 de Dezembro, na reunião geral de professores, dando seguimento ao Encontro Nacional de Escolas em Luta - Leiria e ao 2.º Plenário Distrital de Braga, foi proposto e aprovada nova suspensão do processo de avaliação e recusa de entrega de Objectivos Individuais!
Lembram-se de quando começaram as moções e os abaixo-assinados para a suspensão da avaliação? Num ápice, o País estava "colorido de suspensões"!
Agora segue-se nova leva!
Depois do exemplo de Setúbal, a Comissão de Coordenação da Avaliação de Desempenho Docente do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga pediu a demissão.
Este é mais um dos exemplos a seguir.
Vê o documento no blogue do MUP
Agora segue-se nova leva!
Depois do exemplo de Setúbal, a Comissão de Coordenação da Avaliação de Desempenho Docente do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga pediu a demissão.
Este é mais um dos exemplos a seguir.
Vê o documento no blogue do MUP
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