quinta-feira, 19 de março de 2009

PARÁBOLA DO PROFESSOR

PARÁBOLA DO PROFESSOR
Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentadosobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores seaproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os dizendo:
Em verdade vos digo, bem-aventurados os pobres de espírito, porquedeles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que têm fome e sede dejustiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos,porque eles...
Pedro interrompeu: Temos que aprender isso de cor?André disse: Temos que copiá-lo para o caderno?Tiago perguntou: Vamos ter teste sobre isso?Filipe lamentou-se: Não trouxe o papiro-diário.Bartolomeu quis saber: Temos de tirar apontamentos?João levantou a mão: -- Posso ir à casa de banho?Judas exclamou: Para que é que serve isto tudo?Tomé inquietou-se: Há fórmulas, vamos resolver problemas?Tadeu reclamou: Mas porque é que não nos dás a sebenta e pronto!?Mateus queixou-se: eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de umamultidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele,dizendo:
Onde está a tua planificação?Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didácticamediatizada?E a avaliação diagnóstica?E a avaliação institucional?Quais são as tuas expectativas de sucesso?Tendes para a abordagem da área em forma globalizada, de modo apermitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta abipolaridade da transmissão?Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dosconhecimentos prévios?Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo aassegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem?Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo?E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais?Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acçõestransversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos ecooperativos das áreas concomitantes?Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais querespondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológicoconstituídos pelos núcleos generativos disciplinares,transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?Caifás, o pior de todos, disse a Jesus:Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos ereservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teusdiscípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensinode qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serásnotificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovasalguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros denomeação definitiva.
... E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos...

Sem comentários: