terça-feira, 11 de novembro de 2008

Resposta à entrevista da ME, via DREL, etc..

"Irritei-me, francamente, com a Sra Ministra da Educação ontem.
Não tenho filiação partidária ou sindical, orgulho-me de pensar que tenho maturidade sufiente para não me deixar manietar por forças políticas ou sindicais. Apenas me tenho deixado pressionar pelas exigências constantes, desproporcionais do ME.
Sei de escolas que pararam o processo de avaliação e a Sra ME desconhece o facto
A sra ME declarou, com todos os dentes que tem, que só pretende "duas folhinhas de objectivos!!!!!!!!!!!!
Achei DEMAIS.
Por isso escrevi este doc, que vos envio e proponho:
1º que todos nós elaboremos/melhoremos este doc e individulmente o mandemos à DREL/DREC/DREN, com conhecimento à ME, através das respectivas escolas ou directamente. Assim talvez ela passe a ter conhecimento do que se passa nas escolas;
2. que se convoquem imediatamente RGPs para reflectir sobre as entrevistas da ME e tomar posição quanto à avaliação. Para além de representar a nossa sanidade mental, é um acto de solidariedade para com os que já pararam a avaliação e o único modo de responder à ME e de salvar o ano lectivo."
Exma. Senhora
Directora Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo

Maria Leonor Teixeira da Costa Lopes Varela, Professora Titular do Quadro de Escola da Escola Secundária de Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa, grupo 330, nomeada avaliadora, por delegação de competências, perante os esclarecimentos ontem dados pela Senhora Ministra da Educação, ao Canal "SIC Notícias", sobre a avaliação de Professores, vem solicitar informações sobre os seguintes pontos:

1. Enquanto avaliadora

A requerente tem sete avaliandos, distribuídos por dois grupos de docência. Já todos entregaram os respectivos anuais. Se os Professores têm apenas que entregar "duas folhinhas com os objectivos", como qualquer funcionário de uma qualquer empresa, pretende a requerente saber se deverá suspender todas as actividades subsequentes, nomeadamente:

As sete reuniões com os sete avaliandos, para discussão dos objectivos individuais com o Conselho Executivo;

    1. A marcação das sete observações de aula previstas para o primeiro período;
    2. A marcação das sete reuniões para análise e discussão dos respectivos planos de aula.
    3. A análise crítica dos sete planos de aula para verificação sobre se enformam o espírito de:

· O Projecto Educativo;

· O Plano Anual de Actividades;

· Os programas das respectivas disciplinas e níveis de escolaridade (em média dois por avaliando, alguns dos quais a requerente nunca leccionou, o que perfaz, em média 14 conteúdos programáticos diferentes);

· A Planificação Anual das respectivas disciplinas e níveis;

· A Planificação Trimestral das respectivas disciplinas e níveis;

· A Planificação das Unidades didácticas das respectivas disciplinas e níveis;

    1. A marcação das sete reuniões subsequentes, para discussão dos resultados da observação das respectivas aulas.

  1. Enquanto avaliada

A requerente já discutiu os seus Objectivos individuais com

· A Avaliadora

· A Avaliadora e o Conselho Executivo.

·

Deverá, agora, suspender:

· A elaboração escrita entrega do Plano de Aula assistida?

· A entrega do mesmo?

· A assistência da aula?

· A elaboração do Portfólio de onde constam:

1. O Projecto Educativo da escola;

2. O Plano Anual de Actividades;

3. Os programas das disciplinas e níveis que lecciona:

4. A Planificação Anual das disciplinas e níveis que lecciona;

5. A Planificação Trimestral das disciplinas e níveis que lecciona;

6. A Planificação das Unidades didácticas das disciplinas e níveis que lecciona;

7. As grelhas de avaliação por que vai ser avaliada;

8. A redacção da reflexão crítica de todas as aulas que deu até ao momento;

9. A redacção da reflexão crítica de todas as leituras que fez até ao momento,

10. A análise dos resultados anteriores dos alunos, para verificação do cumprimento da taxa final de sucesso escolar.

11. Não constam as taxas de abandono escolar, por terem sido consideradas desprezíveis nesta Escola?

· Obviamente, a reunião marcada para discussão da observação da aula assistida?

Mais se solicitam esclarecimentos sobre

  1. Se esta suspensão tem efeitos apenas para o presente período lectivo ou para todo o ano;
  2. A verificar-se ao longo do ano, como deverá a requerente proceder
    1. À avaliação dos sete avaliandos;
    2. Á sua própria avaliação.

Com os melhores cumprimentos,


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