segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Professores em Luta

Colegas,

não esqueçam: Sexta-feira, dia 28, 20.30 horas - Concentração de Professores / Educadores em Faro, Coreto do Jardim Manuel Bívar (junto à Marina de Faro)

BE quer demissão da ministra e propõe modelo alternativo de avaliação dos professores

Em conferência de imprensa realizada neste sábado, o Bloco de Esquerda apresentou um conjunto de medidas para responder à crise da edução, propondo a demissão da Ministra, a suspensão do processo de avaliação e do Estatuto da Carreira Docente, a anulação da separação entre os professores titulares e os restantes e um novo modelo de avaliação dos docentes. Estas propostas foram apresentadas para discussão na Assembleia da República, através de um projecto de resolução. Segue o texto integral da conferência de imprensa.

Propostas do Bloco de Esquerda para a resposta à crise da educação

1. Demissão da ministra.


2. Suspensão do regime de avaliação e negociação do Estatuto da Carreira Docente e do regime de avaliação.


3. Anulação da separação entre professores titulares e os restantes.


4. Um novo modelo de avaliação com calendário definido:

4.1. Neste ano lectivo de 2008-2009:

a) avaliação externa das escolas, cuja relatório seja divulgado até ao final do ano lectivo, para identificar as boas práticas e as melhores práticas no combate ao insucesso e na melhoria da cultura de escola;
b) as escolas elaboram um plano estratégico de promoção do sucesso educativo e combate ao abandono escolar, identificando metodologias, objectivos e metas.


4.2. No ano lectivo de 2009-2010:

a) as escolas procedem à sua autoavaliação, tornando públicas as conclusões, incluindo a comparação com as metas e recursos apresentados no início do ano.
b) Até ao final do ano lectivo de 2009/2010, o Ministério da Educação e todos os parceiros definem o modelo mais eficaz de avaliação individual de docentes.


4.3. A definição do modelo de avaliação individual de professores incluirá:

a) A avaliação interna e efectuada por pares, na fase da formação dos professores,
b) a avaliação externa com critérios objectivos uniformes.
c) a recusa de quotas de avaliação, para em contrapartida promover a qualidade e a avaliação objectiva.

Consulte o esquerda.net


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