sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Avaliação dos alunos - novas tendências pedagógicas... LINDOOOO

QUESTÃO PROPOSTA:
6 + 7 = ?

RESULTADO APRESENTADO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18


ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO PROFESSOR

ANÁLISE :


  • A grafia do número 6 está absolutamente correcta; O mesmo se pode concluir quanto ao número 7;

  • O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;

  • Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito e corresponde de facto ao primeiro algarismo da soma pedida.

  • O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente – repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!

  • Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos. A sua intenção era, portanto, boa.

AVALIAÇÃO:
Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:

  • A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!

  • Os procedimentos estão correctamente encadeados: os elementos estão dispostos pela ordem precisa.
  • Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.

  • Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados – as simetrias – realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...
  • Em consequência, podemos atribuir-lhe um "EXCELENTE" e afirmar que o aluno "PROGRIDE ADEQUADAMENTE".

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