terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Se aceitarmos o Simplex, no próximo ano lectivo levaremos com o Complex, sem "remendos" nem "concessões".


AS ORDENS DA MINISTRA

Colegas,

Aqui temos a legislação esperada sobre "os remendos" do modelo de avaliação, "APENAS" para o presente ano lectivo. Portanto, se muitos de nós se deixarem ir na conversa, em Junho/Julho andaremos de novo às voltas com "Os Objectivos Individuais" para tentarem a todo o custo implementar "O COMPLEX", ou seja, o modelo de avaliação sem "REMENDOS" nem "CONCESSÕES" e deixarem, assim, o próximo ano lectivo armadilhado, se não forem eles a ganhar as eleições. Se as ganharem, mesmo com outra Equipa Ministerial, levaremos com ele, porque a política do governo para nós irá manter-se.

Sei que muitos colegas querem ver a nossa profissão longe dos jogos políticos, mas isso é impossível, pois ESTA (a Política) está sempre presente.

Não nos esqueçamos, nas resoluções que cada um de nós tomar, que isto é uma LUTA da CLASSE DOCENTE! Portanto, diz respeito a todos os COLEGAS de TODO o PAÍS e não apenas a nós mesmos ou a grupos residuais. FELIZMENTE há Colegas MUITOS FIRMES e DECIDIDOS nesta LUTA de TODOS.

"
A MINUTA" de recusa deste modelo de avaliação em todas as vertentes apresentadas corrobora a "Vontade" de se ser avaliado(a), mas apenas por "Um NOVO MODELO", quando este surgir.

Será essa minuta que entregarei se me pedirem os objectivos, pois estes não os entrego enquanto não houver um modelo de avaliação totalmente novo, fruto de "VERDADEIRAS NEGOCIAÇÕES" e que tenham o AVAL da nossa CLASSE.

Se para a reflexão de dia 13 for importante fazer uma "REUNIÃO", far-se-á ao abrigo da Lei Sindical, uma vez que é promovida pela PLATAFORMA SINDICAL, mas ainda não está definido como será feito esse momento de REFLEXÃO. Essa reunião estará na linha das "IMPRESCINDÍVEIS" e, portanto, não me furtarei a promovê-la e, eventualmente, a dinamizá-la, se não enviarem delegados sindicais exteriores às Escolas para esse efeito.

Vou levar um panfleto para dinamizar os colegas para a GREVE e MANIFESTAÇÃO de dia 19 de DEZEMBRO, pois é mais do que altura do PRESIDENTE da REPÚBLICA" nos "VER" e "SABER" que existimos.

Abraço a todos

Luísa

Minuta para responder às pressões para entrega dos objectivos individuais

Exmo(a) Senhor(a) Presidente do Conselho Executivo da Escola _______________________

Eu, _______________________________________, professor­­­ ­____________________, do grupo ___________, fazendo valer o meu direito à avaliação, de acordo com o estipulado pelo artigo 11, nº 1, do Decreto Regulamentar 2/2008 de 10 de Janeiro, comprometo-me a cumprir todas as funções que decorrem da minha actividade profissional, como sempre tenho feito enquanto professor consciente dos meus deveres para com os alunos e a comunidade educativa em geral. Considero ainda que

1. O modelo previsto no Decreto Regulamentar 2/2008 de 10 de Janeiro nunca reuniu condições de exequibilidade, tendo sido um factor determinante na degradação do relacionamento interpessoal no seio da classe docente e profundamente perturbador do clima escolar, com reflexos negativos, directos e indirectos, no processo de ensino e aprendizagem.

2. Este modelo, ainda em vigor, encontra-se já completamente desvirtuado por força da introdução de diferentes despachos e emendas, nenhuma delas resultado de uma discussão aberta e participada com a classe docente, carecendo igualmente de uma avaliação científica objectiva.

3. É um modelo que estratifica a carreira artificialmente em professores titulares e professores não titulares, sem qualquer fundamento de ordem profissional, ética e pedagógica, não correspondendo a qualquer diferenciação funcional.

Pelo exposto, reitero a minha intenção de ser avaliado(a), mas nunca por este modelo, mesmo numa versão que se limita a simplificar o acessório, mantendo os aspectos essenciais mais gravosos. Manifesto ainda o meu direito a ser avaliado(a) através de um modelo que seja justo, testado, simples, formativo e que, efectivamente, promova o mérito pela competência científico-pedagógica, mas sem diferenciação de natureza administrativa.

O declarante,

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