quarta-feira, 13 de maio de 2009

Estamos entregues à bicharada


Acho que devem reencaminhar... vale a pena ver, e depois pensar seriamente nas eleições... Isto é o meu país (Portugal) (des)governado, pelo engº ??? (será que já acabou o curso) José Sócrates. Mais do mesmo? Ao pé destes escândalos, o Freeport é uma brincadeira! Estamos entregues à bicharada.
Depois, já para o mês que vem, voltem a votar neles. Para os outros, já sabem o que fazer.

Isto está a caminhar a passos largos para o abismo! Assim vai o esbanjamento... Portugal, país de grandes tradições e brandos costumes... pelo menos é o que muitos pensam ser verdade... até abrirem os olhos.

Para quem não é de cá, ou não sabe o que são os "ajustes directos", eu explico. Como gastar o *dinheiro público *é uma coisa que deve ser feita com muita responsabilidade, a maior parte dos fornecedores das entidades públicas é seleccionada por concurso público, onde vários fornecedores apresentam a sua melhor proposta, sendo depois escolhida a "melhor" em função de vários critérios (preço mais barato, serviços apresentados, etc.)

No entanto, como se imagina, isto é impraticável de ser feito para tudo o que uma câmara municipal, faculdade, universidade, etc. tenha que comprar. E portanto, há coisas que são compradas directamente, a quem eles muito bem entenderem... e aparentemente, ao preço que muito bem lhes apetecer!
E finalmente, graças ao *portal da transparência*
http://transparencia-pt.org/ , podemos ver finalmente onde e como esse dinheiro é gasto. Agora, expliquem-me, porque eu devo estar a ver mal, como é que se justifica:

1) gastar mais de 10.000,00 euros num GPS para um instituto público como o *ISEP *- quando nos dizem que não há dinheiro para baixar as propinas aos alunos.
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=14722

2) Aquisição de:1 armário persiana; 2 mesas de computador; 3 cadeiras c/rodízios, braços e costas altas - pela módica quantia de 97.560,00 EUROS
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=8073

3) Em *Vale de Cambra*, vai-se mais longe... e se pensam que o Ferrari do Cristiano Ronaldo é caro, esperem para ver quanto custa um autocarro de 16 lugares para as crianças 2.922.000,00 €. É isso mesmo: quase 3 milhões de euros???
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=7827

4) No *Alentejo*, as reparações de fotocopiadoras também não ficam baratas: Reparação de 2 Fotocopiadores WorkCentre Pró 412 e Fotocopiador WorkCentre PE 16 do Centro de Saúde de Portel: 45.144,00 €
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=10781

5) Ao menos em *Alcobaça*, a felicidade e alegria as crianças fala mais alto: 8.849,60 € para a Concentra em brinquedos para os filhos dos funcionários da câmara! Crianças... se não receberam uma Nintendo Wii no Natal, reclamem ao Pai Natal, porque alguém vos atrofiou o esquema!
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=10878

6) Mas voltemos ao Alentejo, onde - por uns meros 375.600,00 Euros se podem adquirir: "14 módulos de 3 cadeiras em viga e 10 módulos de 2 cadeiras em viga. Ora... 14x3 + 10x2 = 62 cadeiras... a 375.600,00 euros dá um custo de...*6.058,00 Euros por cadeira!* Mas, pensando bem, num país onde quem precisa de ir a um hospital passa mais tempo sentado à espera do que a ser atendido - talvez justifique investir estes montantes no conforto dos utentes...
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=10663

7) Em *Ílhavo*, a informática também está cara, 3 computadores e mais uns acessórios custam 380.666,00 €. Sem dúvida, uns /supercomputadores /para a Câmara Municipal conseguir descobrir onde andam a estourar o orçamento.
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=10038

8) Falando em informática, se se interrogam sobre o facto da Microsoft ser tão amiga do nosso País, e de como o Bill Gates é/ era o homem mais rico do mundo... é fácil quando se olham para as contas: *Renovação do licenciamento do software Microsoft: 14.360.063,00 €*. Já diz o ditado popular: /Dezena de milhão a dezena de milhão, enche a Microsoft o papo!/ (Já agora, isto dava para quantas reformas de pessoas que trabalharam uma vida inteira?)
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=7085

9) Mas, para acabar em pleno, cagar na capital fica caro meus amigos! A *Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa *gastou 5.806,08 € em 9072 rolos de papel higiénico. Ora, uma pesquisa rápida pela net revelou-me que no Jumbo facilmente encontro rolos de papel higiénico (de folha dupla, pois claro! - pois não queremos tratar indignamente os rabos dos nossos futuros doutores) por cerca de 0,16 Euros a unidade...

Mas na Faculdade de Letras, aparentemente isso não é suficiente, e o melhor que conseguiram foi um preço de *0,64 Euros a unidade!* É "apenas" quatro vezes mais do que qualquer consumidor consegue comprar - e sem sequer pensarmos no factor de "descontos" para tais quantidades industriais. Num País minimamente decente, eu deveria poder exigir que me devolvessem o valor pago em excesso, não? Mandava o link para a Faculdade de Letras de Lisboa, e exigia que me devolvessem os 4.000 e tal euros pagos a mais. (Se comprassem no Jumbo, teriam pago apenas 1.451 euros pelo mesmo número de rolos de papel higiénico.)
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=1297

Ó MEUS AMIGOS.... como é que é possível justificarem estas situações? Que, como se pode imaginar, não são as únicas. Se continuasse a pesquisar
http://transparencia-pt.org/ nunca mais parava - como por exemplo, os mais de 650 mil euros gastos em vinho tinto e branco em Loures. Leitores de Loures, não têm por aí nada onde estes 650 mil euros fossem melhor empregues???
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=5276

É preciso ser doutor, ou engenheiro, ou ministro, ou criar uma comissão de inquérito, para perceber como o dinheiro dos nossos impostos anda a ser desperdiçado? Isto até me deixa doente... é mesmo deitar o dinheiro pela retrete abaixo (literalmente, no caso da Faculdade de Letras de Lisboa!)

Querem mais? Divirtam-se no *portal da transparência* Sugestões de pesquisa: viagens, viaturas, Natal... Outros candidatos a roubalheira do ano: Projecto tempus - viagem aérea Faro / Zagreb e regresso a Faro para 1 pessoa no período de 3 a 6 de Dezembro de 2008" - 33.745,00 euros
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=7688

"Aluguer de iluminação natalícia para arruamentos na cidade de estremoz" - 1.915.000,00 euros
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=4893

"Aluguer de tenda para inauguração do Museu do Castelo de Sines" - 1.236.500,00 euros
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=6875

"6 kit de mala piaggio Fly para as motorizadas do sector de águas" - 106.596,00 euros, (por este valor compravam 6 automóveis, todos equipados, e ainda sobrava dinheiro!)
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=4199

O misterioso caso do "Router de 400 euros comprado por 35.000,00 Euros
http://abertoatedemadrugada.com/2009/01/dinheiro-publico-em-portugal.html
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=6856
http://www.incredimail.com/index.asp?id=109377&rui=97715538

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