sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Inimaginável: uma fraude miserável.

Esta história ultrapassa tudo o que me pudesse passar pela cabeça. sinceramente, não tenho nem palavras...

A história que vos vou contar não é bonita. É mesmo bastante feia. E no entanto, começa da forma mais normal e corriqueira possível. Esta noite, preparava-me eu para partilhar convosco os meus pensamentos sobre o próximo Conselho Europeu, vejo uma janelinha sinalizar a entrada online de um amigo - chamemos-lhe Ricardo. Procrastinador incorrigível, decidi saudá-lo. Olá Ricardo, essas forças, e tal? Como vai o curso? Ah e tal, vai bem, diz-me ele. Estou aqui às voltas com um teste de macroeconomia para fazer em casa. [Aqui, impõe-se um parêntesis: eu também nunca tinha ouvido falar de testes para fazer em casa. Mas tudo bem.] Olha, tu é que me podias ajudar, disse-me ele. O que é a "armadilha portuguesa"?
Tenho uma confissão a fazer: embora num contexto macroeconómico Portugal me pareça bastante armadilhado, eu nunca tinha ouvido falar da "armadilha portuguesa" . Fiz então o que qualquer estudante do ensino superior faria na minha situação: recorri ao google . E o que encontrei, para além deste texto do Vítor Bento referenciado aqui? Pois encontrei um curioso anúncio de emprego .
Este anúncio diz procurar um licenciado em economia, gestão ou contabilidade para empresa na zona de Lisboa, dando preferência a quem procura primeiro emprego. Indica igualmente o horário de trabalho (das 9h às 17h) e as qualidades pretendidas: responsabilidade, organização e dinamismo. Finalmente (e aqui vem a parte curiosa), o anúncio pede aos candidatos que enviem juntamente com os seus currículos a resposta a um questionário que pretende aferir da sua adequação ao perfil funcional pretendido. E as questões eram as seguintes:
I-Distinga os conceitos de crescimento e de desenvolvimento económico e indique as formas de os avaliar, dando exemplos e salientando a forma como se relacionam.
II-Indique quais são os diferentes modelos de integração económica e explique como estes se relacionam com a importância do comércio internacional para o desenvolvimento económico e com o fenómeno da globalização.
III-Explique as alterações sofridas pelas quatro principais políticas económicas quando um país passa a fazer parte duma zona de integração económica e monetária.
IV-Utilizando os conceitos de competividade, inovação e desvalorização competitiva, desenvolva um texto em que explique os desafios que se colocam a Portugal na actualidade, num contexto a que alguns economistas se referem como armadilha portuguesa.
Achei peculiar que este anúncio, colocado na noite de 13 de Dezembro e com data limite para resposta a 15 de Dezembro, fizesse justamente menção à noção que vem no teste que o meu amigo Ricardo tem que entregar até dia 17. Mostrei-lhe o anúncio e ele confirmou: estas são precisamente as perguntas do teste da cadeira de Macroeconomia no curso de Gestão de Recursos Humanos da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal. Sem tirar nem pôr.
Não culpo a professora, a Escola ou o Instituto: a fraude à avaliação no ensino é um problema grave que não tem solução fácil e com a qual todos os professores e escolas se confrontam. Não culpo sequer a cultura do copianço, que abomino e cujo enraizamento nas nossas Universidades me desgosta. Culpo a miséria humana. Porque só pode ser apelidado de miserável o estupor que decidiu explorar a boa vontade de quem procura emprego para conseguir uma nota para passar. Espero que o sacaninha do "Tiago" seja apanhado, e que seja exemplarmente punido. Gente capaz disto, se não for travada a tempo e horas, é capaz de tudo.

Sem comentários: