sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Professor call center. Está tudo louco? Professores da Escola Secundária Monserrate dão explicações ...

Os alunos da Secundária de Monserrate, em Viana do Castelo, vão dispor, a partir de 26 de Outubro, de explicações "online" facultadas pelos próprios professores, anunciou hoje a directora pedagógica da escola.

"Na sua casa, à noite, o aluno poderá usufruir de um apoio tutorial 'online', para esclarecer uma dúvida, aprofundar um conteúdo disciplinar ou ver o seu exercício corrigido por um professor da disciplina", acrescentou Primavera Alves.

Segundo a responsável, esse apoio poderá ser prestado "em directo", via chat ou Messenger, ou "em diferido", através de e-mail.
Fonte: Visão 21/10/09

Comentário

Com esta medida a direcção executiva da escola secundária Monserrate cria um novo tipo de docente: o professor call center. Já vi muita coisa, mas tive de esperar para chegar aos 54 anos para conhecer um tamanho disparate.

Isto é de loucos! Será que a direcção da escola secundária de Monserrate perdeu o juízo? E os professores da escola secundária de Monserrate ensandeceram? Ou é apenas uma manobra de propaganda? Se é tudo a fingir, ok. Lamento, mas percebo. Se é a valer, isto viola o Código do Trabalho e os mais elementares direitos de qualquer profissional. Se a moda pega, os professores ficam numa situação pior do que a dos escravos domésticos da Grécia Antiga.

Um professor do ensino secundário com 5 turmas, mais ou menos 125 alunos, terá de responder a centenas de emails por dia e passar várias horas no Google Chat ou no Messenger com os alunos. E tudo isto em casa e à noite.

Digo com toda a franqueza: esta foi a pior notícia sobre educação que eu li nos últimos anos. Isto é matéria para queixas formais ao Provedor de Justiça e aos Tribunais de Trabalho.


Sem comentários: