quarta-feira, 22 de julho de 2009

Relatório OCDE - Avaliação e conclusões.






O lixo já seria um destino demasiado nobre para depositar uma avaliação que era o desígnio deste Governo


OCDE defende alteração do sistema de avaliação de professores

A OCDE defende a necessidade de alterar o sistema de avaliação de professores em Portugal. Num relatório feito a pedido do Ministério da Educação, a organização considera que o actual modelo causa focos de tensão e deve funcionar como futura base de trabalho.
A OCDE defende a continuação da avaliação de professores, mas considera legítimas as preocupações e dificuldades dos professores.
O relatório sobre a avaliação identifica vários elementos problemáticos no actual modelo, defendendo, por isso, ajustamentos.
Paulo Santiago, um dos autores do relatório, destaca os focos de tensão que têm de ser ultrapassados.
«O objectivo da melhoria está a tentar ser alcançado através de um modelo que tem consequências para uma carreira. O facto de fazer dessa maneira pode pôr em perigo a tal função de melhoria - essa é a primeira tensão», explicou.
A segunda tensão, sublinhou, «é o problema de ter uma avaliação ao nível da escola com consequências a nível nacional».
Questionado sobre o relatório da OCDE, a ministra da Educação disse tratar-se de mais um contributo técnico para a melhoria do modelo de avaliação.
Já a FNE diz que este estudo vem isolar, ainda mais, a titular da pasta da Educação.
in
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1308675


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