Há escolas que não respeitam a sequência temporal do processo de avaliação de desempenhoNão resta a menor dúvida que existe uma sequência temporal que tem de ser respeitada: 1.A aprovação do Conselho Geral Transitório deve estar feita até ao dia 30 de Setembro; 2. É o CGT que aprova as alterações ao Projecto Eduactivo de Escola (PEE) e ao Plano Anual de Actividades (PAA). Essas alterações são necessárias porque esses documentos têm de fixar as metas e objectivos da escola; 3. Sem o CGT estar constituído nenhum destes documentos pode ser aprovado. O PEE e o PAA não existem sem que sejam aprovados pelo CGT; 4. Não existe prazo limite na legislação para a apresentação dos objectivos individuais; 5.O que a legislação diz é que os professores só podem fixar os objectivos individuais depois de conhecerem os seus alunos; 6. Não é possível fixar objectivos individuais sem que a escola tenha fixado as metas e objectivos de sucesso; 7. A lei não obriga a que se façam testes escritos diagnósticos. O que a lei diz é que os professores têm de fazer avaliação diagnóstica dos seus alunos. Ora a avaliação diagnóstica pode ser feita de muitas formas: o teste escrito é apenas uma delas. É lamentável que os professores estejam a ser pressionados para regressarem atrás, em termos pedagógicos, quarenta anos. A avaliação diagnóstica dos alunos pode fazer-se com o recurso à realização de trabalhos práticos e conversas temáticas com a turma. O que está a acontecer aos professores é uma desgraça de grandes dimensões. Os professores do 3º CEB e do ensino do secundário com mais de 120 alunos (a grande maioria) estão a passar as noites e os fins-de-semana a corrigir centenas de testes diagnósticos que não servem para nada. Melhor seria que aproveitassem para conviver com a família ou para estudar e preparar aulas e materiais de ensino. In http://www.profblog.org/2008/09/h-escolas-que-no-respeitam-sequncia.html |
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Há escolas que não respeitam a sequência temporal do processo de avaliação de desempenho
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