segunda-feira, 7 de julho de 2008

Gasolina

Informação com importância de poupança ecológica e monetária.


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O autor deste texto trabalha numa refinaria desde há 31 anos.

Assim que pode você tomar em sério os truques que a seguir lhes expõe para
aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro. Esperamos
que lhe sejam proveitosos.
*1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço
têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da
gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a
temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto,
se você enche o tanque ao médio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de
combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera a
gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito
importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões
é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que a
cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exacto.
*2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo. Segundo
a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média
ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir
mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se
num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor à o
tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma verdadeira
percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor
e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. Com o qual,
conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.
*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade. Quanto mais
combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se
evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna
das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do
combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.
*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e
nem imediatamente depois. Se chega você ao posto de serviço e vê um
caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os
acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer em dita estação nesse
momento. Ao reabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos
mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de
abastecer combustível sujo.


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